30 de out. de 2011

Novo tratamento para leucemia matará apenas células cancerígenas

Um novo tratamento para leucemia que afeta apenas as células cancerígenas foi apresentado na reunião da Associação de Cientistas Farmacêuticos. Hoje, os tratamentos matam tanto as células que causam o câncer quanto as saudáveis, o que causa alguns efeitos colaterais no paciente, como fadiga, perda de cabelo, náuseas e depressão.
O líder do estudo, Peter A. Crooks, e sua equipe da Universidade de Arkansas, desenvolveram um potente composto que impacta apenas as células cancerígenas, e as matam quatro horas mais rápido do que os tratamentos comuns.
As moléculas usadas para criar este agente são estruturalmente similares ao composto encontrado nos tratamentos utilizados para tratar verrugas, pois eles impedem o crescimento celular.
O agente é capaz de atingir as células cancerígenas antes que elas amadureçam, portanto os que estiverem com a doença no estágio inicial poderão erradicá-la rapidamente. Esse procedimento será vital para o tratamento da leucemia mielóide aguda, que evolui com velocidade quando o tratamento não tem início imediato.
De acordo com Cooks, a próxima fase consiste em testar o tratamento animais e identificar métodos eficazes.