O Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM) ultima preparativos para o Dia Nacional de Combate ao Câncer, anualmente lembrado no dia 27 de novembro. Em alusão a data, o Centro promove na próxima sexta-feira, 25, a campanha de rastreamento de câncer de mama e de útero. A ação, com lema “a cura é possível, conhecer é necessário”, começa a partir das 8h, na unidade.
A expectativa é a participação de pelo menos 500 mulheres. Mais de 29 profissionais darão suporte às consultas ginecológicas ou para aquelas mulheres que já possuem o resultado do exame e não conseguiram ainda mostrar ao médico. A ação visa atender também pacientes que precisam fazer o preventivo, além de oferecer palestras de orientação gratuita e exames de mamografias.
De acordo com Hérica Soares, diretora-geral do CRSM, um dos atendimentos ofertados será às mulheres com dores na mama, que farão de imediato a mamografia e será entregue o resultado na hora. “Se o exame acusar alguma alteração, a mulher será encaminhada prontamente ao mastologista, onde ela será tratada e diagnosticada”, explicou.
Já os resultados com nenhuma alteração, Hérica informou que as pacientes farão o preventivo e serão acompanhadas pelas unidades básicas de saúde, por meio de busca ativa do próprio município. “A grande parte dos enfermeiros e médicos dos municípios está capacitado, por meio das palestras realizadas pelo Núcleo do Centro”, assegurou Hérica.
O setor de estatística do CRSM identificou que entre o período de janeiro a agosto de 2010 e 2011, os atendimentos de câncer de mama subiram 3%, sendo que no ano passado foram rastreadas 2.380 mulheres com alteração na mama, e este ano, 2.451 casos.
Enquanto ao câncer de colo do útero, no mesmo período de janeiro a agosto, os números caíram de 4.991 (2010), para 3.521 (2011). “Mesmo com esses números, o câncer uterino é a maior preocupação nas regiões Nordeste e Norte”, esclareceu a diretora.
O câncer de mama é o mais temido entre as mulheres e representa uma das principais causas de morte, principalmente nos países ocidentais.
"Entre as primeiras lesões e o desenvolvimento do câncer propriamente dito, muitas vezes decorrem até 12 anos. Por isso, o exame ginecológico e o papanicolau são tão importantes", frisou Hérica na importância da prevenção.
MAMOGRAFIA
O único aparelho digital de mamografia da região Norte, instalado no CRSM voltou a funcionar a pouco mais de 30 dias. Cerca de 45 pacientes são atendidas por dia. A campanha dará oportunidade, inclusive, às mulheres acima de 40 anos, que nunca passaram por um exame de mamografia, a realizá-lo.