14 de nov. de 2011

Seminário discutirá importância da mídia contra câncer

Evento está ligado ao Dia de Luta Contra o Câncer

Um seminário que ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro e discutirá as relações entre a mídia e a prevenção e combate ao câncer colocará jornalistas na mesa de discussão. O 1º Seminário Sergipano Sobre a Mídia e o Câncer será realizado na Sociedade Médica de Sergipe, em Aracaju, e contará ainda com palestras de médicos e professores.

Segundo o oncologista William Nogueira Soares, que promove o evento, o seminário está ligado à comemoração do Dia de Luta Contra o Câncer, que ocorre anualmente no dia 28 de novembro. “O Dia do Câncer foi criado para servir de alerta a população com relação às formas de tratamento e, principalmente, à prevenção e ao diagnóstico preventivo do câncer”, informa o médico.

Juntamente às datas comemorativas, os oncologistas tem utilizado uma ferramenta de grande alcance comunicativo – a mídia – para divulgar informações a respeito dos vários tipos de câncer. “A mídia tem um papel importante na divulgação de métodos que vão fazer o diagnóstico dessas doenças e sua prevenção”, comenta Soares.

O foco principal do evento é trazer informações para os profissionais de mídia – e reforçar que a maior arma contra o câncer é o seu diagnóstico precoce. “A ferramenta da comunicação é um forma de diminuir a quantidade de casos de morte”, informa William Soares. De acordo com ele, a maior parte dos cânceres tem boas chances -- cerca de 70% -- de cura.

A entrada para o evento será trocada por 2kg de alimento até o dia 24 de novembro. Depois dessa data, o investimento será de 3kg.

Dados

Em 2011, serão registrados mais de 500 mil casos novos de câncer, diz Soares. Ao final do ano, aproximadamente 240 mil homens terão descoberto que tem a doença – sobretudo na próstata e no pulmão –, enquanto cerca de 260 mil mulheres terão células cancerígenas detectadas – principalmente nas mamas e no colo do útero. Em Sergipe, estima-se que haverá três mil novos casos em 2011.