30 de abr. de 2010

Caxias

A Prefeitura de Duque de Caxias, o Hemorio e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) vão realizar o primeiro grande evento para cadastrar doadores de medula óssea da Baixada. O evento vai acontecer no dia 5 de maio, na Praça do Pacificador, no Centro de Caxias, entre 9h e 15h. O transplante de medula óssea é o único tratamento para certos casos de leucemia, uma doença cuja maior característica é o aumento anormal do número de glóbulos brancos na medula, a tal ponto que pode impedir a produção de sangue no paciente e levá-lo à morte.

De acordo com Regina Lacerda, responsável pelo projeto de cadastro externo de doadores de medula óssea do Hemorio, a equipe estará preparada para registrar no dia até 1.500 novos doadores.

- É importante termos uma boa amostragem de doadores da Baixada Fluminense, uma região com mais de 3,5 milhões de habitantes. As chances de um paciente que precisa de transplante encontrar um doador compatível é de uma em cem mil. Quanto mais doadores existirem da região que ele nasceu, maiores são as chances de encontrar uma medula compatível - declarou Regina.

No cadastramento será apenas recolhida do braço do futuro doador uma pequena amostra de sangue para identificar suas características genéticas. Para ser um doador, a pessoa tem de ter entre 18 e 55 anos incompletos, estar bem de saúde e levar consigo um documento com foto (carteira de identidade, de motorista ou profissional).