Com o lema “Alguém só tem a ganhar. E você, nada a perder”, a Fundação Municipal de Saúde promove uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea. O evento acontece no Centro de Convivência da Feliz Idade, antigo Clube do Xadrez.
A campanha é realizada em parceria com o Hemorio e governo do estado. O objetivo é aumentar o número de pessoas cadastradas no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Neste banco de dados ficam registradas as informações pessoais dos doadores.
Para ser um doador de medula óssea o candidato precisa ter entre 18 e 55 anos e possuir boa saúde. Para o cadastramento no Redome será coletado amostra de sangue para que sejam realizados testes de compatibilidade.
Durante o evento serão realizadas palestras que irão explicar os processos para cadastramento e doação de medula óssea.
A medula óssea é um tecido encontrado no interior dos ossos e tem a função de produzir os componentes do sangue. O paciente que precisa do transplante tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos. Quando não é encontrado um doador na família, é feita a busca no cadastro de doadores.
Para outras informações, ligue para o Disque-Sangue 0800-2820708 ou acesse o site www.hemorio.rj.gov.br.