12 de jun. de 2010

Por que doar medula óssea?

Apesar de ser um processo simples, a doação só pode ser realizada se a medula do doador e do receptor forem compatíveis e a chance disso acontecer é, em média, uma em cem mil. Ou seja, os pacientes que necessitam receber o transplante frequentemente enfrentam sérias dificuldades para encontrar um doador.

Além isso, a doação de medula óssea não causa danos à saúde. Menos de 10 % da medula é retirada do doador e em menos de quinze dias essa quantidade é reposta integralmente pelo próprio organismo. Mais do que isso: para o doador, o procedimento de doação é apenas um incômodo passageiro, mas para aqueles que necessitam receber o transplante, a doação significa a diferença entre a vida e a morte. Doar medula óssea é um ato de solidariedade e de amor ao próximo.

Para se tornar um doador, basta procurar o hemocentro mais próximo, preencher o cadastro e retirar a amostra de sangue.

Há campanhas por todo o Brasil que incentivam esse tipo de doação, como as organizadas pela ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia - , pela AMEO – Associação da Medula Óssea, pela Fundação Pró-Sangue do Hemocentro de São Paulo e pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer.