20 de jun. de 2010

Campanha de Incentivo à Doação de Medula Óssea

De 14 a 21 de junho acontece a Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea. Embora no Brasil existam cerca de 1,5 milhão de cadastrados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), mais de 2.500 pacientes não encontram um doador compatível na família e, para o sucesso no tratamento, dependem de um doador voluntário.

Em 2010, a ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) faz uma campanha informativa com cartazes, folderes, spot e videos, além de palestra e chat com especialistas na onco-hematologia.

A campanha tem Astrid Fontenelle, jornalista e apresentadora de televisão, e Narciso dos Santos, ex-jogador da seleção brasileira e dos Santos Futebol Clube e atual treinador da equipe sub-20 do mesmo time, como madrinha e padrinho, respectivamente.

Dentre as pessoas que podem ser beneficiadas com a doação voluntária de medula óssea estão Yara, 62 anos, mãe de dois filhos e que desde o dia 14 de abril está entre idas e vindas na área de isolamento do Hospital Sírio Libanês à espera de um doador, e Gabrielle, jovem com apenas 18 anos que luta contra leucemia e vê no transplante de medula óssea sua única esperança.

E para mostrar que é fácil se tornar um doador, os familiares da Yara e Gabrielle, em parceria com a ABRALE e AMEO (Associação da Medula Óssea) vão organizar um evento aberto, no próximo dia 19 de junho, das 9h às 16h, no condomínio Ilhas do Sul, próximo ao Parque Villa Lobos. No evento estarão presentes pacientes que estão na fila para o transplante ou que já realizaram o procedimento para dividirem suas histórias e mostrar o quanto este simples gesto pode salvar vidas.

Para ser um doador voluntário é necessário:
Ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde;
Comparecer a um hemocentro de sua região e cadastrar-se no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea);
Apresentar RG e CPF originais, e fornecer os dados de identificação e localização;
Coletar uma simples amostra de sangue para a realização do exame de compatibilidade, conhecido como Tipagem HLA;
Se houver algum paciente compatível, você será convocado para fazer novos exames.

*Em São Paulo, procurar a Santa Casa de São Paulo.

TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA
É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças benignas ou malignas que afetam as células do sangue. Ele consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.

O transplante pode ser autólogo, quando as células precursoras de medula óssea provêm do próprio indivíduo transplantado (receptor). Ele é dito alogênico, quando a medula ou as células provêm de um outro indivíduo (doador). O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

ABRALE - A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia é uma Organização Não-Governamental (ONG), sem fins lucrativos. Sua missão é divulgar informações e oferecer suporte a pacientes com doenças onco-hematológicas (linfoma, leucemia, mieloma múltiplo e mielodisplasia), mobilizando parceiros para que o melhor tratamento esteja disponível no Brasil. A Associação oferece atendimentos psicológico e jurídico, além de programas educacionais gratuitamente. Informações podem ser obtidas no site www.abrale.org.br ou pelo telefone 0800 773 9973.