Os alunos do curso de Enfermagem da Facex - Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN, localizada na Rua Orlando Silva, 2897 Capim Macio - Natal/RN, vão promover hoje, das 14h às 22h, uma Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea, com a participação do Hemovida e com o apoio da Hatmo - Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte.A Hatmo RN – Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do RN é constituída por pacientes que necessitam de transplante de medula óssea, seus familiares e voluntários de diversos setores.
Rosali Batista Ramalho Cortez, presidente da entidade explica “temos como missão apoiar os pacientes encaminhados para transplante, desde o diagnóstico inicial até a finalização do seu tratamento, bem como seus familiares e Centros de Transplantes de Medula Óssea do RN”, disse.
A instituição oferece apoio emocional e social, desenvolvendo políticas públicas e projetos que tragam benefícios aos pacientes em tratamento e realizando Campanhas para Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea no REDOME (Rede Nacional de Doadores de Medula Óssea).
A Hatmo direciona suas ações no sentido de levar humanização através de visitas hospitalares, visitas domiciliares e musicoterapia. Para isso são realizados encontros semanais, que promovem a integração e trocas de experiência em diversas áreas. “Nesses encontros, buscamos sempre meios para capacitação dos voluntários e cuidadores. Assim podemos ajudar da melhor forma possível aos nossos usuários”, disse a presidente.
Outro trabalho desenvolvido pela entidade é a busca de doadores voluntários mais comprometidos e informados a respeito da doação de medula óssea.
O Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), já responde por 60% dos doadores encontrados e em 2010 alcançou a marca de um milhão e 400 mil doadores cadastrados. Apesar de crescente, este número ainda é insuficiente para atender a todos os pacientes que precisam de transplante principalmente pelo fato de a probabilidade de se achar um doador compatível dentro do Brasil ser de um em cem mil.