
A Câmara Municipal abre nesta terça-feira (4) o ciclo de palestras sobre a importância da doação de medula óssea, cujo objetivo é dar início à campanha na cidade. A palestrante será a voluntária Daniele Moriel de Oliveira, do Hospital de Câncer de Barretos (Fundação Pio XII), que falará sobre a campanha desenvolvida naquela cidade. O evento acontecerá a partir das 19h no plenário do Poder Legislativo e a palestra é aberta ao público.
Na quarta-feira (5), a segunda palestra acontece também na Câmara e no mesmo horário. Na ocasião a enfermeira Alessandra da Silva Maldonado, também do HC de Barretos fará uma explanação técnica aos voluntários da área de Enfermagem e que desejam participar da campanha.
Brasil
Segundo dados atualizados do Registro de Doadores de Medula Óssea, no Brasil existem pelo menos mil pessoas aguardando o transplante. Embora apenas 5 mililitros de sangue sejam suficientes para testar a compatibilidade entre o doador e o paciente, a chance é muito rara: em média uma em 100 mil.
Daí a importância de ser um doador; quanto maior o cadastro, maiores as chances de se encontrar um medula compatível.
Todas essas informações serão repassadas à comunidade durante as palestras que tem início nesta terça-feira em Atibaia. O objetivo é sensibilizar a população e aumentar o cadastro, atualmente formado por 1,5 milhão de voluntários no país, número considerado pequeno em relação a outras nações.