9 de mai. de 2010

Começa hoje campanha de cadastramento para doação de medula óssea

Começou hoje (quinta-feira, 6), e prossegue até o domingo (9), a campanha de cadastramento para doação de medula óssea em Alta Floresta/Rondônia. O objetivo é cadastrar possíveis doadores para integrar a Redome (Rede de Doadores de Medula).

A campanha tem a intenção de auxiliar a Redome a cadastrar um grande número de possíveis doadores, com o objetivo final de salvar vidas.

Ontem a Secretaria Municipal de Saúde, através de agentes do PACs e demais servidores da pasta, em parceria com vereadores e lideranças do município, realizaram um pitstop para divulgar e orientar a população local. Na manhã de ontem (quarta-feira, 5), foi a vez de realizar uma carreata que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade.

Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea, a pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos e comparecer com a carteira de identidade. O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na coleta de um exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA). É preciso ainda estar bem alimentado. A seguir, os dados do voluntário juntamente com o resultado dos exames são encaminhados para o Redome e ficam a espera de um paciente compatível.
O vereador Manoel da Saúde (PDT), conhecedor do assunto, confirmou os locais onde serão realizados os atendimentos para o cadastramento durante a campanha.

De acordo com o parlamentar, nos dias 6 e 7 de maio, os locais de coleta serão: supermercados – América, Paula e Portus; e postos de saúde: Leonildo Vaz de Lima e Jorge Teixeira. No dia 8, último dia da campanha, serão os seguintes pontos: supermercados – América, Paula e Portus; e postos de saúde: Leonildo Vaz de Lima e Jorge Teixeira; Asberon, Escola JK, Hospital Municipal e Igreja Santo Antônio. Já no domingo, a campanha será realizada na Igreja Nossa Senhora da Penha, durante a festa em comemoração ao dia das mães.

Para Daniel Deina, prefeito de Alta Floresta, ao aderir a campanha, a população estará colaborando não só com as pessoas que saem do município para o Hospital do Câncer em Barretos (SP), onde buscam tratamento, como para as pessoas do mundo todo, num gesto que pode salvar uma ou mais vidas.

Sobre a medula óssea
Muitas pessoas necessitam de transplante de medula óssea e a chance de compatibilidade de sangue é de um para 100 mil. A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por “tutano”, que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. O Transplante de Medula Óssea é indicado principalmente para o tratamento de doenças do tipo hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes.

Fonte